Trajetórias de um Processo de Criação: Encontros, Impulsos Criativos e Reverberações

Autores/as

  • Marlini Dorneles de Lima Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2528-7645
  • Renata de Lima Silva Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da investigação cênica e performance do trabalho “Entre raízes, corpos e fé”, em que se investigou poéticas para a cena da dança na contemporaneidade, pautada em matrizes estéticas presentes nos saberes e fazeres tradicionais das mulheres do cerrado e no cotidiano de seus corpos. Para isso, apresenta algumas itinerâncias percorridas pelas artistas pesquisadoras no processo de criação, considerando a potência do encontro, das corporeidades e das abordagens estéticas construídas na trajetória de pesquisa do Núcleo Coletivo 22.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlini Dorneles de Lima, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

MARLINI DORNELES DE LIMA é professora do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás - UFG, e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília - UnB. É membro do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22, e mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pesquisa acerca da composição coreográfica, sob olhar fenomenológico. Seus estudos e pesquisas enfocam a dança, os processos de criação, a cultura popular e a educação. Como bailarina dançou na Companhia Cubadanza (RS), sob direção de Niurka Naranjo Saá, e na Dancidade Cia de Dança (RS).

Renata de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

RENATA DE LIMA SILVA é mestre e doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, professora do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás - UFG e coordenadora (líder) do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22. Sua pesquisa de doutorado Corpo Limiar e Encruzilhadas: Capoeira Angola e Sambas de Umbigada no Processo de Criação em Dança Brasileira Contemporânea foi realizada através do programa de Doutorado Sanduíche (CAPES), com intercâmbio na Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (Portugal). É também membro do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Rituais, Brincadeiras e Vadiagens, e capoerista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.

Citas

ARAÚJO, M. A. Lima. Os sentidos da sensibilidade, sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.

BIÃO, Armindo. et. al. Temas em contemporaneidade, imaginário e teatralidade. São Paulo: Annablume: Salvador: GIPE-CIT, 2000.

CASTRO, Rita de Almeida. Ser em cena, flor ao vento: etnografia de olhares híbridos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012.

LIMA, Marlini Dorneles e SANTOS, Rosirene Campêlo. Passagem. In SILVA, Renata de Lima e FALCÃO, José Luiz C. Corpopular – Intersecções Culturais. Goiânia: Ed. PUC GOIÁS, 2013.

MATHY, Larissa. A velha do Cerrado: a personificação de um arquétipo em busca da sustentabilidade cultural do cerrado. Mestrado acadêmico em Gestão Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

SILVA, Renata de Lima; LIMA, Marlini Dorneles. Entre raízes, corpos e fé: poetnografias dançadas. Revista Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 5, n. 2, jul.-dez. 2014.

SILVA, Renata Lima. Corpo Limiar e Encruzilhada: processo de criação em dança. Goiânia: Ed, UFG, 2012.

TURNER, Victor W. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

LIMA, M. D. de; SILVA, R. de L. Trajetórias de um Processo de Criação: Encontros, Impulsos Criativos e Reverberações. Arte de la Escena, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 69–82, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/39286. Acesso em: 8 jul. 2024.

Número

Sección

Temas Variados