Sincretizando o conhecimento na encruzilhada entre a cena, o sujeito e a oralidade popular brasileira

Auteurs-es

  • Daniel Santos Costa Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Résumé

Na tentativa de profanar estratégias de um pensamento autoral recorro ao presente texto para uma discussão sobre a produção cultural, em especial àquela voltada para as artes cênicas sob uma perspectiva da margem ou na tentativa de nela se localizar. O posicionamento do sujeito num determinado lugar implica, antes de mais nada, um estudo aguçado, pois nós, indivíduos, sujeitos, grupos e instituições pós-coloniais estamos imbricados de modo dinâmico num intenso processo de contaminações e rupturas, que nos impedem de agarrar-nos à qualquer categoria identitária. Tal investigação toma a perspectiva desde a cena e elabora tessituras sincréticas da produção de conhecimento advindas do processo de criação de uma cena híbrida, uma dança-teatro brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Daniel Santos Costa, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Daniel Santos Costa Doutorando em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo e Mestre em Artes da Cena

pela Universidade Estadual de Campinas.

Références

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2013.

BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2011.

COSTA, Daniel S. Encruzilhadas do corpo (em) processo: f(r)icção arte-vida na criação de uma dança-teatro brasileira. 261 p. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014.

_____________. Histórias e memórias de folias de Reis. EGIL: Ituiutaba, 2010.

FABRINI, V. Sul da cena, sul do Saber. Moringa: artes do espetáculo, João Pessoa, João Pessoa, V. 4 N. 1 jan-jun/2013.

GREINER, C. O Corpo e suas paisagens de risco: dança/performances no Brasil. Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA, Porto Alegre, n. 2, p. 1-9, jul., 2012. Disponível em http://www.portalanda.org.br/anais. Acesso em 06 abr. 2014.

___________.O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.

HALL, Stuart. A identidade na pós-modernidade. Trad. SILVA, Tomaz Tadeu & LOURO, Guacira Lopes: Rio de Janeiro: DP&A editora, 2006.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. N. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr/2002.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 4 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória. São Paulo: Perspectiva, 1997.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2012.

_____________. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2011.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

_________________. Pombagira e as faces inconfessas do Brasil. In: Herdeiros do Axé. São Paulo, Hucitec, 1996.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez , 2011.

___________________________. ; MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.

__________. Um discurso sobre as ciências. 7ª Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2015-12-31

Comment citer

COSTA, D. S. Sincretizando o conhecimento na encruzilhada entre a cena, o sujeito e a oralidade popular brasileira. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 1, p. 49–68, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/35576. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Thèmes Variés