“ORQUESTRA QUE CONTA HISTÓRIAS”: AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.46692Palavras-chave:
Processo criativo, Improvisação, MusicalidadeResumo
Este artigo expõe o resultado de observações do processo criativo do Grupo ATA – Agrupação Teatral Amacaca, dirigido por Hugo Rodas. Foram feitas doze observações de ensaios, num período de dois meses, com registros em fotos e vídeos, além de anotações sobre o trabalho observado, elementos que formaram uma metodologia de pesquisa em Artes Cênicas, a partir dos materiais coletados no próprio processo criativo. Frente à realidade observada, alguns eixos norteadores emergiram, como: a improvisação, a oralidade e a musicalidade, sobre os quais iremos discorrer neste texto. Para este diálogo entre a teoria e a prática, trazemos as vozes de: Artaud (2003), Barba (1994), Fortuna (2000), Grotowski (1992), Mauss (1994), Stanislavski (1983), dentre outros.Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
BARBA, Eugenio e SAVARE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Hucitec, 1995.
Bennett,Roy - Forma e estrutura na música : tradução Luiz Carlos Cseko; revisão técnica Luiz Paulo Horta - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.
BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.
Chaves, Marcos Machado - A trilha sonora teatral em pauta: Experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre. Dissertação(Mestrado)-UFRGS, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, 2011, 103f. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/31780.
FORTUNA, Marlene. A performance da oralidade teatral. São Paulo: Anna Blume, 2000.
FORTUNA, Marlene. Calíope: a musa grega da eloquência incorporando-se à oralidade do ator teatral. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA – 1 a 5 Set 2002. Disponível em:
http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/126371950371322257308648604450212363076.pdf
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca do Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
GROTOWSKI, Jerzi. O teatro laboratório de Jerzi Grotowski 1959- 1969/ textos e materiais de Jerzi Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugênio Barba; curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli com a colaboração de Renata Molinari; tradução para o português Berenice Raulino. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC, 2010.
MAUSS, Marcel. “As técnicas corporais”: Sociologia e antropologia, vol. II. São Paulo: Epu, 1974.
MEYERHOLD, Usevolod. O teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Souza, Claúdia Moreira - O garoto de Juan Lacaze: Invenção no teatro de Hugo Rodas. Brasília: Instituto de Artes, UnB, 2007, 212f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
STANISLAVSKI, Constantin S. A Construção da Personagem, 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. p. 106
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.