Trajetórias de um Processo de Criação: Encontros, Impulsos Criativos e Reverberações
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão acerca da investigação cênica e performance do trabalho “Entre raízes, corpos e fé”, em que se investigou poéticas para a cena da dança na contemporaneidade, pautada em matrizes estéticas presentes nos saberes e fazeres tradicionais das mulheres do cerrado e no cotidiano de seus corpos. Para isso, apresenta algumas itinerâncias percorridas pelas artistas pesquisadoras no processo de criação, considerando a potência do encontro, das corporeidades e das abordagens estéticas construídas na trajetória de pesquisa do Núcleo Coletivo 22.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. A. Lima. Os sentidos da sensibilidade, sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.
BIÃO, Armindo. et. al. Temas em contemporaneidade, imaginário e teatralidade. São Paulo: Annablume: Salvador: GIPE-CIT, 2000.
CASTRO, Rita de Almeida. Ser em cena, flor ao vento: etnografia de olhares híbridos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012.
LIMA, Marlini Dorneles e SANTOS, Rosirene Campêlo. Passagem. In SILVA, Renata de Lima e FALCÃO, José Luiz C. Corpopular – Intersecções Culturais. Goiânia: Ed. PUC GOIÁS, 2013.
MATHY, Larissa. A velha do Cerrado: a personificação de um arquétipo em busca da sustentabilidade cultural do cerrado. Mestrado acadêmico em Gestão Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
SILVA, Renata de Lima; LIMA, Marlini Dorneles. Entre raízes, corpos e fé: poetnografias dançadas. Revista Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 5, n. 2, jul.-dez. 2014.
SILVA, Renata Lima. Corpo Limiar e Encruzilhada: processo de criação em dança. Goiânia: Ed, UFG, 2012.
TURNER, Victor W. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marlini Dorneles de Lima, Renata de Lima Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.