Trajetórias de um Processo de Criação: Encontros, Impulsos Criativos e Reverberações

Autores

  • Marlini Dorneles de Lima Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2528-7645
  • Renata de Lima Silva Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da investigação cênica e performance do trabalho “Entre raízes, corpos e fé”, em que se investigou poéticas para a cena da dança na contemporaneidade, pautada em matrizes estéticas presentes nos saberes e fazeres tradicionais das mulheres do cerrado e no cotidiano de seus corpos. Para isso, apresenta algumas itinerâncias percorridas pelas artistas pesquisadoras no processo de criação, considerando a potência do encontro, das corporeidades e das abordagens estéticas construídas na trajetória de pesquisa do Núcleo Coletivo 22.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlini Dorneles de Lima, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

MARLINI DORNELES DE LIMA é professora do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás - UFG, e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília - UnB. É membro do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22, e mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pesquisa acerca da composição coreográfica, sob olhar fenomenológico. Seus estudos e pesquisas enfocam a dança, os processos de criação, a cultura popular e a educação. Como bailarina dançou na Companhia Cubadanza (RS), sob direção de Niurka Naranjo Saá, e na Dancidade Cia de Dança (RS).

Renata de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

RENATA DE LIMA SILVA é mestre e doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, professora do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás - UFG e coordenadora (líder) do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22. Sua pesquisa de doutorado Corpo Limiar e Encruzilhadas: Capoeira Angola e Sambas de Umbigada no Processo de Criação em Dança Brasileira Contemporânea foi realizada através do programa de Doutorado Sanduíche (CAPES), com intercâmbio na Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (Portugal). É também membro do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Rituais, Brincadeiras e Vadiagens, e capoerista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.

Referências

ARAÚJO, M. A. Lima. Os sentidos da sensibilidade, sua fruição no fenômeno do educar. Salvador: EDUFBA, 2008.

BIÃO, Armindo. et. al. Temas em contemporaneidade, imaginário e teatralidade. São Paulo: Annablume: Salvador: GIPE-CIT, 2000.

CASTRO, Rita de Almeida. Ser em cena, flor ao vento: etnografia de olhares híbridos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2012.

LIMA, Marlini Dorneles e SANTOS, Rosirene Campêlo. Passagem. In SILVA, Renata de Lima e FALCÃO, José Luiz C. Corpopular – Intersecções Culturais. Goiânia: Ed. PUC GOIÁS, 2013.

MATHY, Larissa. A velha do Cerrado: a personificação de um arquétipo em busca da sustentabilidade cultural do cerrado. Mestrado acadêmico em Gestão Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

SILVA, Renata de Lima; LIMA, Marlini Dorneles. Entre raízes, corpos e fé: poetnografias dançadas. Revista Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 5, n. 2, jul.-dez. 2014.

SILVA, Renata Lima. Corpo Limiar e Encruzilhada: processo de criação em dança. Goiânia: Ed, UFG, 2012.

TURNER, Victor W. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

LIMA, M. D. de; SILVA, R. de L. Trajetórias de um Processo de Criação: Encontros, Impulsos Criativos e Reverberações. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 1, p. 69–82, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/39286. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Temas Variados