Caracterização dos sistemas de produção e qualidade do leite de unidades produtoras no semiárido do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab19052844Resumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar os sistemas de produção e a qualidade do leite de oito unidades de produção de leite (UPL) na região semiárida do estado do Ceará. Entrevistas individuais foram realizadas por meio de um questionário sobre as características das propriedades e sistemas de produção. Amostras de leite e água foram coletadas por um período de 12 meses. Quatro UPLs foram classificadas como semiespecializadas e quatro como não especializadas. Não foram observadas diferenças na composição do leite entre os dois sistemas de produção, e ambos apresentaram níveis de proteína, gordura e sólidos não gordurosos. Diferenças foram observadas para contagem de células somáticas. Os sistemas semiespecializados apresentaram contagem média de células somáticas e bacterianas totais acima do limite estabelecido pela 62ª Instrução Normativa. Todas as amostras de água mostraram presença de Escherichia coli. A contagem de células somáticas foi correlacionada positivamente (gordura) e negativamente (lactose). Para contagem bacteriana total, as correlações foram negativas para gordura, sólidos totais e contagem de células somáticas. A qualidade microbiológica do leite não está de acordo com as Instruções Normativas 62ª e 7ª. A especialização dos sistemas de produção não resultou em melhores aspectos microbiológicos do leite.
Palavras-chave: Composição do leite. Células somáticas. Contagem Bacteriana Total.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).