ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA ERVA-MATE (Ilex paraguariensis) CONTRA MICRORGANISMOS ISOLADOS DA CARNE DE FRANGO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18042254Palavras-chave:
Antimicrobiano natural, Escherichia coli, erva-mate, Proteus mirabilisResumo
A erva-mate vem sendo estudada devido às diversas atividades biológicas já evidenciadas. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito antimicrobiano, pelo método de difusão em disco, da adição de extratos de erva-mate frente à Escherichia coli e ao Proteus mirabilis previamente isolados da carne de peito de frango. Foram utilizadas diferentes concentrações de extrato (125 mg/ml, 250 mg/mL, 550 mg/mLl de extrato de erva-mate, controle negativo com solução salina 0,85% e erva-mate pura) em triplicata e os resultados analisados pelo SAS® 5.1. Quanto maior a concentração de extrato aplicada, maior (P<0,0001) foi o halo de inibição formado para as duas bactérias avaliadas, sendo que para a E. coli os halos foram menores quando comparados com os halos para o P. Mirabilis. Foi possível estimar a concentração de 400 mg/mLl como sendo a mais eficiente frente ambas as bactérias avaliadas.Palavras-chave: Antimicrobiano natural; erva-mate; Escherichia coli; Proteus mirabilis.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-23
Como Citar
COSTA, D. E. M.; RACANICCI, A. M. C.; SANTANA, Ângela P. ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DA ERVA-MATE (Ilex paraguariensis) CONTRA MICRORGANISMOS ISOLADOS DA CARNE DE FRANGO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18042254. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-42254. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).