Níveis de excreção de microminerais em frangos de corte alimentados com minerais orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab19033086Resumo
Objetivou-se com o presente trabalho determinar o nível de excreção dos microminerais orgânicos cobre, ferro, manganês e zinco adicionados as dietas de frangos de corte em diferentes níveis de inclusão. Os tratamentos consistiram de uma dieta a base de milho e farelo de soja suplementada com minerais na forma inorgânica ou porcentagens de minerais orgânicos: os tratamentos consistiram em dieta basal contendo 0% de microminerais de fonte orgânica (MO), 50% MO, 75% MO e 100% MO. Os níveis de excreção de microminerais orgânicos variaram de forma quadrática em relação aos níveis de inclusão dos minerais orgânicos. Nos níveis de inclusão de 50% e 75% de minerais orgânicos os animais apresentaram os menores níveis de excreção de todos os microminerais avaliados. As variáveis de desempenho não sofreram qualquer influência dos tratamentos, mesmo quando a quantidade de minerais orgânicos foi o equivalente a 50% dos níveis recomendados. A dieta com a inclusão dos microminerais no nível de 50% na forma orgânica se mostrou mais eficiente já que proporcionou os menores níveis de excreção dos microminerais, mantendo o desempenho das aves.
Palavras-chave: avicultura; desempenho produtivo; fontes orgânicas; nutrição mineral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).