EFEITO DO CREEP FEEDING E CREEP GRAZING NAS CARACTERÍSTICAS DA PASTAGEM DE TIFTON E AZEVÉM E NO DESEMPENHO DE OVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i2.8812Palavras-chave:
cordeiros, sistemas de produção, suplementação, Tifton-85, trevo brancoResumo
Objetivou-se avaliar a influência da suplementação em creep feeding e creep grazing nas características da pastagem e no desempenho e produtividade de cordeiros e ovelhas. Estudaram-se três sistemas de terminação em pastagem de Tifton-85 (Cynodon spp.) quando sobressemeada com azevém anual (Lolium multiflorum Lam.): cordeiros terminados ao pé da mãe sem suplementação (1); cordeiros terminados ao pé da mãe com suplementação concentrada a 2% do PV/dia em creep feeding (2); e cordeiros terminados ao pé da mãe com suplementação de trevo branco (Trifolium repens) ad libitum em creep grazing (3). As características da pastagem não diferiram (P>0,05) entre os sistemas estudados. Os desempenhos dos cordeiros em creep feeding (307g/animal/dia) e creep grazing (274g/animal/dia) foram superiores (P<0,05) ao dos cordeiros não suplementados (204g/animal/dia). A produção de cordeiros por área nos sistemas com suplementação (2,4 kg de PV/ha/dia) foi superior (P<0,05) ao sistema sem suplementação (1,8kg de PV/ha/dia). O trevo branco, como forrageira suplementar, consistiu em boa alternativa para terminação de cordeiros. Pode-se concluir que os sistemas de alimentação de cordeiros em creep feeding e creep grazing rendeu produtividade favorável, principalmente se há déficit de forragem na primavera.
PALAVRAS-CHAVE: cordeiros; sistemas de produção; suplementação; Tifton-85; trevo branco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).