Atividade antibiofilme in vitro da água eletroquimicamente ativada contra biofilmes de Salmonella Heidelberg em superfícies de poliestireno
Resumo
Para garantir a segurança do alimento, abatedouros- frigoríficos de aves seguem protocolos rígidos para evitar a contaminação por bactérias deteriorantes e patogênicas. Entretanto, Salmonella Heidelberg permanece como um problema de saúde pública, uma vez que é capaz de produzir biofilme e sobreviver em superfícies abióticas por longos períodos de tempo. Existe uma necessidade mundial para a identificação de compostos naturais que sejam capazes de remover e de prevenir a formação de biofilmes em superfícies de contato com alimentos. A água eletroquimicamente ativada (ECAW) é uma alternativa potencial aos desinfetantes químicos utilizados contra patógenos de alimentos. A atividade antibiofilme da ECAW já foi demonstrada em aço inoxidável e no polietileno, mas não em superfícies de poliestireno. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antibiofilme de ECAW contra os biofilmes de S. Heidelberg em superfícies de poliestireno e comparar com um desinfetante de amplo espectro, um detergente alcalino e um detergente ácido. Todos os produtos foram testados em três concentrações para determinar a atividade antibiofilme de ECAW contra os biofilmes de S. Heidelberg em superfícies de poliestireno a 25°C e a 37°C. Todos os experimentos foram realizados em triplicatas. A ECAW foi efetiva em 56% na capacidade de remoção dos biofilmes de S. Heidelberg formados em superfícies de poliestireno, sendo observada influência do tempo de contato, concentração do produto e temperatura. Em relação à prevenção da formação dos biofilmes, ECAW foi efetiva em 54% e apresentou resultados similares ou superiores ao desinfetante e aos detergentes avaliados. Os resultados encontrados in vitro demonstram que ECAW é efetiva na remoção e na prevenção de biofilmes de S. Heidelberg em superfícies de poliestireno. Ademais, confirmam o seu potencial para ser utilizada como uma alternativa na cadeia de produção de alimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).