Ocorrência de enterobactérias e taxa de resistência a antimicrobianos em passeriformes do gênero Sporophila provenientes do tráfico de animais silvestres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-78490E

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a ocorrência de enterobactérias em passeriformes do gênero Sporophila, provenientes do tráfico ilegal de animais, e analisar sua resistência antimicrobiana. Um total de 35 aves, aparentemente saudáveis e provenientes de criações ilegais, foram encaminhadas ao Laboratório de Estudos Ornitológicos da Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza, Ceará, Brasil) por órgãos ambientais. Amostras obtidas a partir de suabes cloacais foram coletadas de cada ave e submetidas a processamento microbiológico tradicional, utilizando técnicas padrão de cultivo e identificação bacteriana. O teste de sensibilidade aos antimicrobianos foi avaliado pelo método de disco de difusão. Das amostras examinadas, 23 (65,7%) apresentaram a presença de enterobactérias, sendo Escherichia coli (28,6%) e Serratia liquefaciens (25,7%) as mais frequentes. A resistência antimicrobiana referente aos isolados totais foi observada com mais frequência em relação à ciprofloxacina (28,1%), seguida por tetraciclina (25,0%) e enrofloxacina (18,8%). Especificamente em relação à Serratia liquefaciens, a taxa de resistência foi a mais altas, atingindo 66,6% dos isolados. Com base nos resultados obtidos, podemos concluir que as amostras cloacais das aves apresentaram isolamento de diversos membros da ordem Enterobacteriales, sendo E. coli e S. liquefaciens as mais frequentes. Também foi observada a ocorrência de resistência antimicrobiana a diversos fármacos utilizados, assim como casos de multiresistência, o que mostra que esse problema está presente em pássaros silvestres oriundo de manutenções ilegais. Isso ressalta a necessidade de considerar a presença de bactérias resistentes a antimicrobianos em programas de soltura, visando evitar a dispersão desses microrganismos no meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-07-23

Como Citar

TEIXEIRA, R. S. de C.; FILHO, N. M. P.; MARQUES, A. R.; LIMA, B. P.; MELO, L. S.; FREITAS, C. M. P. de; FONTÃO, C. C.; LOPES, E. de S.; BELEZA, A. J. F.; SILVA, I. N. G. da; RIBEIRO, C. D. de S.; MACIEL, W. C. Ocorrência de enterobactérias e taxa de resistência a antimicrobianos em passeriformes do gênero Sporophila provenientes do tráfico de animais silvestres. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 25, 2024. DOI: 10.1590/1809-6891v25e-78490E. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/78490. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA