Características nutricionais de grãos secos destilados com solúveis e seus efeitos no desempenho e viabilidade econômica para suínos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-77350EResumo
As características químicas e nutricionais de quatro grãos secos destilados com solúveis (DDGS) foram determinados quanto a matéria seca (MS), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN) e energia bruta analisada (EBa) dos quais os valores de energia bruta (EB), digestível (ED), metabolizável (EM) e liquida (EL) foram estimados. Houve diferenças no conteúdo de EE, FDN, EBa, EB, ED, EM e EL entre lotes. Um total de 40 machos castrados 72.69 ± 5.66 kg foram distribuídos em blocos ao caso, alimentados com dietas com 0, 100, 200 e 300 g kg-1 DDGS por 28 dias. A inclusão de DDGS não afetou consumo de ração diário, ganho de peso diário e conversão alimentar mas reduziu de forma linear o peso final. Baseados nos resultados de desempenho, preços de ingredientes e mercado local foram calculados os custos de ração, receita e lucro operacional bruto (LOB). Inclusões de DDGS em dietas para suínos reduziu custos e receitas mas não afetou LOB. DDGS apresentam variação química e nutricional entre lotes. Níveis de até 300 g kg-1 de DDGS não afetam desempenho e lucratividade com suínos em terminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).