Efeito de diferentes filmes plásticos dupla face sobre características quimíco-fermentativas da silagem de milho
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes filmes plásticos dupla face sobre as características quimiofermentativas, digestibilidade da matéria seca, estabilidade aeróbica, perdas físicas e de matéria seca de silagens de milho armazenadas em silos trincheira. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, compostos por três tratamentos: DF110µm - polietileno dupla face com espessura de 110 µm; DF200µm - polietileno dupla face com espessura de 200 µm; e DFBO - película impermeável ao oxigênio composta de polietileno dupla face com espessura de 80 µm sobreposta a uma película de poliamida translúcida a vácuo com espessura de 20 µm. O uso do filme DF200µm aumentou em 4,58% a digestibilidade ruminal da matéria seca e reduziu em 3,1 °C a temperatura da silagem, assim como as perdas físicas da silagem de milho foram reduzidas em 118,9 g kg-1 da MS pela utilização do DFBO e 95 g kg-1 da MS com o DF200µm, o DFBO apresentou a maior estabilidade aeróbica (127 horas) da silagem de milho. O uso de filme DF200μm e DFBO é recomendado para conservação de silagem de milho em silos do tipo trincheira.
Palavras-chave: Barreira de oxigênio. Digestibilidade da matéria seca. Estabilidade aeróbica. Perdas de matéria seca. Poliamida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).