EFEITO DO PERFIL SOROLÓGICO PARA DIARREIA VIRAL BOVINA (BVD) NAS TAXAS DE DESCARTE EM REBANHOS LEITEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.6174Palavras-chave:
Descarte, bovino, BVD, anticorpos, epidemiologiaResumo
Algumas doenças infecciosas são potencialmente capazes de comprometer a viabilidade de uma produção de leite economicamente sustentável. Este trabalho teve como objetivo avaliar a relação entre a soropositividade para diarreia viral bovina (BVD) nas taxas de descarte em 240 rebanhos leiteiros comerciais. Para quantificar os efeitos da infecção pelo vírus da BVDV nas taxas de descarte involuntário, as variáveis foram incluídas em modelos mistos de regressão linear múltipla generalizado. A soropositividade diminuiu o número de animais descartados nos rebanhos positivos de acordo com os resultados encontrados neste trabalho. A presença de anticorpos em virtude da infecção natural teve um efeito protetor contra o descarte involuntário, demonstrando o efeito da imunidade de rebanho.PALAVRAS-CHAVES: Anticorpo, bovino, descarte, diarreia viral bovina, epidemiologia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-02
Como Citar
LOPES, L. B.; HADDAD, J. P. A.; MELO, C. B.; LEITE, R. C. EFEITO DO PERFIL SOROLÓGICO PARA DIARREIA VIRAL BOVINA (BVD) NAS TAXAS DE DESCARTE EM REBANHOS LEITEIROS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 700–704, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.6174. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/6174. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).