ALTERAÇÕES CLÍNICAS, HISTOPATOLÓGICAS E ENZIMÁTICAS EM OVINOS INFECTADOS EXPERIMENTALMENTE POR Trypanosoma vivax
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5971Palavras-chave:
Bioquímicos, sinais clínicos, enzimas, histopatologia, pequeno ruminante, TrypanosomatidaeResumo
A presente pesquisa avaliou os sinais clínicos, as alterações histopatológicas e as variações em enzimas séricas em ovinos infectados experimentalmente por T. vivax. Para tanto utilizaram-se oito ovinos machos, sendo quatro destes para o grupo-testemunho e quatro infectados com 105 tripomastigotas de T. vivax. Coletaram-se amostras de sangue em dois tempos antes da infecção e posteriormente em dias determinados, avaliando-se as dosagens de gamaglutamiltransferase, aspartatoaminotransferase, lactato desidrogenase, fosfatase alcalina e creatina quinase. Os animais foram examinados, diariamente, por parasitemia e aos 120 dias após infecção (dpi) foram eutanasiados e necropsiados, com estudo histopatológico de fígado, rins, baço, coração, linfonodos, cérebro, pulmão e testículos. Para a análise estatística, empregou-se o teste de Wilcoxon a 5% de probabilidade. Os sinais clínicos encontrados foram: apatia, palidez das mucosas, aumento de linfonodos superficiais, secreção nasal e elevação da temperatura retal, diarreia esporádica e sinais nervosos (bruxismo e incoordenação). Houve alterações significativas em todos os parâmetros bioquímicos e histopatológicos avaliados nos animais infectados. Dessa forma, a amostra de T. vivax procedente da Paraíba é capaz de causar alterações enzimáticas, clínicas e histológicas importantes, comprometendo a funcionalidade dos órgãos afetados e resultando em disfunção metabólica animal.PALAVRAS-CHAVES: Bioquímicos, enzimas, histopatologia, pequeno ruminante, Trypanosomatidae, sinais clínicos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-02
Como Citar
ALMEIDA, K. S.; FREITAS, F. L. C.; TEBALDI, J. H.; ALESSI, A. C.; MACHADO, R. Z.; NASCIMENTO, A. A. ALTERAÇÕES CLÍNICAS, HISTOPATOLÓGICAS E ENZIMÁTICAS EM OVINOS INFECTADOS EXPERIMENTALMENTE POR Trypanosoma vivax. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 669 676, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.5971. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5971. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).