ESTUDOS PRELIMINARES PARA A AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DO ÁCARO Lynxacarus radovskyi (TENORIO, 1974) FORA DO HOSPEDEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5518Palavras-chave:
Astigmata, estágios, longevidade, gatoResumo
Desenvolveu-se este estudo com o objetivo de avaliar a possibilidade de sobrevivência dos estágios do ciclo biológico do ácaro Lynxacarus radovskyi fora do hospedeiro em condições de laboratório. Coletaram-se ovos, formas imaturas e adultas do L. radovskyi, de felinos naturalmente parasitados. Os espécimes coletados foram separados e colocados em recipientes plásticos e em tubos de Durhan, sendo submetidos à temperatura e umidade ambiente, no Laboratório de Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos – DMV – UFRPE, e em câmara climatizada para BOD com temperatura de 27 ± 1ºC e umidade relativa > 70%, em escotofase, com e sem fornecimento de pelo felino como substrato, para ser avaliada a capacidade de sobrevivência dos estágios fora do hospedeiro. Dos ovos coletados, houve eclosão de 100%, com sobrevivência larval de um a quatro dias; para as larvas coletadas, a sobrevivência foi de um a cinco dias. Para todas as fases do experimento as ninfas apresentaram média de sobrevivência maior que os demais estágios. Em geral, as fêmeas sobreviveram mais que os machos. O aporte do pelo proporcionou uma sobrevivência maior para todos os estágios do ácaro.PALAVRAS-CHAVES: Astigmata, estágios, gato, longevidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-02
Como Citar
ROMEIRO, E. T.; ALVES, L. C.; FAUSTINO, M. A. G. ESTUDOS PRELIMINARES PARA A AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE SOBREVIVÊNCIA DO ÁCARO Lynxacarus radovskyi (TENORIO, 1974) FORA DO HOSPEDEIRO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 629–636, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.5518. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5518. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).