Fermentação e composição bromatológica da silagem de cana-de-açúcar inoculada com lactobacillus buchneri, associada ou não à adição de fontes de carboidratos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v20e-50390Resumo
Avaliaram-se os aspectos fermentativos e bromatológicos da silagem de cana-de-açúcar com adição de inoculante à base de Lactobacillus buchneri, associado ou não à adição de farelo de trigo (20%), de casca de soja (20%) ou à mistura de farelo de trigo (10%) + casca de soja (20%), utilizando delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Não foram observados efeitos significativos dos tratamentos sobre o pH da silagem, porém, observou-se temperatura mais elevada no tratamento contendo 10% de farelo de trigo + 10% de farelo de soja em relação aos tratamentos controle, CA e CCS20. A adição de fontes de carboidratos proporcionou aumento médio de 145,86 kg de MV/m³ nos valores de massa específica e, juntamente com a adição de inoculante biológico, recuperação de matéria seca em média 20,5% superior ao da silagem controle, além de elevar os teores de matéria seca em média 2,63% e de proteína bruta em 1,92%. Conclui-se que, isoladamente, a adição do inoculante biológico foi capaz apenas de reduzir as perdas do processo fermentativo em relação à silagem controle e que a adição de fontes de carboidratos, tanto casca de soja como farelo de trigo, melhora o valor nutritivo da silagem de cana-de-açúcar.
Palavras-chave: ensilagem, inoculação, parâmetros fermentativos, valor nutritivo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).