EFEITOS DA DENSIDADE DE ESTOCAGEM NA SEGUNDA ALEVINAGEM DE TILÁPIA NILÓTICA (Oreochromis niloticus), EM SISTEMA RACEWAY
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v7i3.412Resumo
Avaliaram-se as densidades de estocagem na segunda alevinagem de tilápia nilótica (Oreochromis niloticus) em sistema raceways. O experimento foi realizado de novembro a dezembro de 2003, no Setor de Piscicultura da Universidade Federal de Goiás, totalizando 35 dias. Utilizaram-se doze tanques de 90 L, com troca de água a cada sessenta minutos no início e 45 minutos no final. O peso inicial dos alevinos era de 8,04 ± 1,81 g. Avaliaram-se as seguintes densidades: 700 alevinos/m3; 1.000 alevinos/m3 e 1.300 alevinos/m3,, segundo as variáveis mortalidade; peso final; comprimento final; biomassa final; conversão alimentar aparente; ganho de peso; ganho de peso diário;taxa de eficiência protéica; taxa de crescimento específico e fator de condição. Para tanto, fez-se uso do teste Tukey e análise de variância, com 95% de confiança. O tratamento intermediário e com a maior densidade apresentaram biomassa final significativamente maior (p<0,05) que o tratamento com a menor densidade. As demais variáveis não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos (p>0,05), sendo que o oxigênio dissolvido atingiu valores críticos ao final. A mortalidade no início da pesquisa diminuiu a densidade populacional, com produtividade semelhante entre os tratamentos, uma vez que não se atingiu o limite máximo de suporte desse sistema de produção. PALAVRAS-CHAVE: Densidade de estocagem, raceway, segunda alevinagem, tilápiaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
MAEDA, H.; SILVA, P. C.; AGUIAR, M. da S.; PADUA, D. M. C.; OLIVEIRA, R. P. de C.; MACHADO, N. P.; RODRIGUES, V.; SILVA, R. H. da. EFEITOS DA DENSIDADE DE ESTOCAGEM NA SEGUNDA ALEVINAGEM DE TILÁPIA NILÓTICA (Oreochromis niloticus), EM SISTEMA RACEWAY. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 7, n. 3, p. 265–272, 2006. DOI: 10.5216/cab.v7i3.412. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/412. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).