DESEMPENHO E QUALIDADE DE OVOS DE POEDEIRAS APÓS A MUDA FORÇADA SUPLEMENTADAS COM PROBIÓTICO EM DIFERENTES FASES DE CRIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v6i3.366Resumo
O trabalho objetivou avaliar os efeitos de probiótico à base de Bacillus subtillis (Calsporinâ – FATEC), suplementado na ração em diferentes fases de criação sobre o desempenho e a qualidade de ovos de poedeiras com setenta semanas de idade, após a muda forçada. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com oito tratamentos e quatro repetições de seis poedeiras da linhagem Lohmann por parcela. O período experimental foi de vinte semanas, dividido em cinco ciclos de quatro semanas cada. Os tratamentos consistiam de suplementação de probiótico nas fases de recria, postura e pós-muda, suplementação nas fases de recria e postura, suplementação na fase de recria, suplementação nas fases de recria e pós-muda, suplementação na fase de postura, suplementação nas fases de postura e pós-muda, suplementação na fase de pós-muda e ausência de suplementação. O uso do probiótico não afetou significativamente o desempenho produtivo, nem a qualidade do albúmen e da casca dos ovos de poedeiras de setenta a noventa semanas de idade. PALAVRAS-CHAVE: Desempenho, muda forçada, poedeiras, probiótico, qualidade de ovos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-31
Como Citar
GIAMPAULI, J.; PEDROSO, A. A.; MORAES, V. M. B. DESEMPENHO E QUALIDADE DE OVOS DE POEDEIRAS APÓS A MUDA FORÇADA SUPLEMENTADAS COM PROBIÓTICO EM DIFERENTES FASES DE CRIAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 6, n. 3, p. 179–186, 2006. DOI: 10.5216/cab.v6i3.366. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/366. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).