PERFIL PRODUTIVO-SANITÁRIO DE PROPRIEDADES PRODUTORAS DE BOVINOS DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL, 2000
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v5i4.26839Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Com o objetivo de identificar alguns aspectos da organização da produção de propriedades produtoras de bovinos do estado da Paraíba, realizou-se um estudo transversal descritivo. Foram selecionadas 72 propriedades pelo método de conglomerados multiestágios, nas quais foram aplicados questionários visando obter informações relacionadas à caracterização da propriedade, ao perfil do produtor, à demografia animal, ao nível de investimento em tecnologia e ao manejo reprodutivo-sanitário. Observou-se diversidade produtivo-sanitária, associada às variáveis como tamanho da propriedade e do rebanho e nível de investimento tecnológico. Os resultados demonstraram que as propriedades possuem potencial para otimização da produção e saúde animal. Pelas características dos produtores e das propriedades, verificou-se uma demanda para adequação da produtividade. Os modelos de intervenção, especialmente assistência técnica, não se mostraram adequados ao perfil das formas de produção observadas. PALAVRAS-CHAVE: Caracterização produtivo-sanitária, bovinos, Paraíba.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-27
Como Citar
LEITE, R. H. M.; LAGE, A. P.; JAYME, V. de S.; MODENA, C. M. PERFIL PRODUTIVO-SANITÁRIO DE PROPRIEDADES PRODUTORAS DE BOVINOS DO ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL, 2000. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 4, p. 199–209, 2006. DOI: 10.5216/cab.v5i4.26839. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/26839. Acesso em: 13 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).