ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA: IDENTIFICAÇÃO DE ANIMAIS SOROPOSITIVOS NO ESTADO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v3i1.26813Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Soros sangüíneos de 29 caprinos do plantel de animais da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás foram colhidos para análise quanto à presença de anticorpos para o vírus da artrite encefalite caprina (CAE), após ser realizada necropsia de uma fêmea que veio a óbito três meses após o parto demonstrando sinais clínicos e achados macroscópicos compatíveis com a infecção pelo CAEV. Dos animais colhidos, oito apresentavam aumento de volume articular ao exame clínico, sete machos reprodutores e o restante de fêmeas em idade adulta. O soro obtido foi submetido à pesquisa de anticorpos anti-gp135 e anti-gp28 pelo teste de imunodifusão em gel ágar. Dez animais (34,5%) foram positivos para CAE e outros dez considerados suspeitos. Os resultados obtidos confirmaram a presença da infecção no plantel e destacam a necessidade de testes sorológicos dos caprinos do Estado de Goiás para uma avaliação da situação desta enfermidade no Estado. PALAVRAS-CHAVE: CAE, CAEV, caprinos, IDGA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-24
Como Citar
SANTIN, A. P. I.; BRITO, W. M. E. D. de; REISCHAK, D.; BRITO, L. A. B. ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA: IDENTIFICAÇÃO DE ANIMAIS SOROPOSITIVOS NO ESTADO DE GOIÁS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 67–71, 2006. DOI: 10.5216/cab.v3i1.26813. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/26813. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).