COMPORTAMENTO INGESTIVO DE VACAS EM LACTAÇÃO EM PASTAGEM CONSORCIADA NO PERÍODO ESTIVAL
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab17226594Palavras-chave:
capim-elefante, etologia, pastejo rotacionado, valor nutritivoResumo
Resumo
A pesquisa teve como objetivo estudar o comportamento ingestivo de vacas da raça Holandesa em lactação, durante o período estival, em pastagens constituídas por capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) e espécies de crescimento espontâneo, consorciadas com trevo branco (Trifolium repens L.) ou amendoim forrageiro (Arachis pintoi Krap. & Greg.). Foram feitas avaliações em três pastejos (dezembro, fevereiro e abril). Para cada avaliação utilizaram-se seis vacas entre o segundo e o quinto mês de lactação. O registro de dados foi realizado das 18 às 06 horas e das 08 às 16 horas, a cada 10 minutos. Os parâmetros comportamentais observados foram o tempo de pastejo em capim-elefante, pastejo das espécies estabelecidas na entrelinha, pastejo total (pastejo do capim-elefante e da forragem na entrelinha), ruminação e ócio. O tempo médio de pastejo da entrelinha foi de 3h 48 min e 2h 9 min para os consórcios com o trevo branco e amendoim forrageiro, respectivamente, sendo superior (P<0,05) para a primeira mistura de forrageiras. O tempo médio de pastejo diário do capim elefante foi de 5h 32 min e 6h 27 min, para os respectivos consórcios, não havendo diferença entre eles. Para os tempos de ruminação e ócio houve similaridade entre as pastagens estudadas.
Palavras-chave: capim-elefante; etologia; pastejo rotacionado; valor nutritivo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).