SEPARAÇÃO DE ESPERMATOZOIDES PORTADORES DO CROMOSSOMO X BOVINO POR CENTRIFUGAÇÃO EM GRADIENTE DE DENSIDADE CONTÍNUO DE PERCOLL E OPTIPREP: EFEITO SOBRE A VIABILIDADE ESPERMÁTICA E NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.2345Palavras-chave:
bovino, espermatozóides X, centrifugação, produção in vitro de embriões, PCRResumo
O objetivo deste estudo foi separar espermatozoides bovinos portadores do cromossomo X pela centrifugação em gradiente de densidade contínuo de Percoll e OptiPrep, e validar a sexagem pela reação em cadeia da polimerase (PCR), dos embriões produzidos in vitro. Para a sexagem, espermatozoides descongelados foram depositados nos gradientes de densidade, previamente preparados, em tubos de poliestireno, 24 horas antes da sexagem e mantidos a 4°C. Centrifugou-se a 500 x g por quinze minutos a 22°C. Os sobrenadantes foram aspirados, e os espermatozoides recuperados do fundo dos tubos. Avaliaram-se a viabilidade e a integridade dos espermatozoides pela coloração Azul de Tripan/Giemsa e determinou-se a taxa de clivagem e de blastocisto pela produção in vitro dos embriões, identificando-se o sexo genético deste embriões pela PCR. Não foram detectados danos à viabilidade e à integridade acrossomal, nem nas taxas de clivagem e de blastocistos no grupo Percoll e OptiPrep em comparação com o grupo não centrifugado (P>0,05). A porcentagem de embriões fêmeas no grupo Percoll e OptiPrep foi de 63% e 47,6%, respectivamente, e no grupo controle foi de 48,7%. Houve um desvio na proporção sexual no gradiente de Percoll, sem redução da viabilidade espermática e das taxas de produção in vitro.PALAVRAS-CHAVES: Bovino, centrifugação, espermatozoides X, produção in vitro de embriões, PCR.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-03
Como Citar
RESENDE, M. V.; BEZERRA, M. B.; PERECIN, F.; ALMEIDA, A. O.; LUCIO, A. C.; HOSSEPIAN DE LIMA, V. F. M. SEPARAÇÃO DE ESPERMATOZOIDES PORTADORES DO CROMOSSOMO X BOVINO POR CENTRIFUGAÇÃO EM GRADIENTE DE DENSIDADE CONTÍNUO DE PERCOLL E OPTIPREP: EFEITO SOBRE A VIABILIDADE ESPERMÁTICA E NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 581–587, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.2345. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2345. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).