USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS NO CONTROLE DOS SINAIS CLÍNICOS DAS DIARREIAS NEONATAIS EM LEITÕES NASCIDOS DE FÊMEAS COM DIFERENTES ORDENS DE PARTO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i1.19669Palavras-chave:
enrofloxacina, Origanum vulgare, Rosmarinus officinalis labiataeResumo
Este estudo avaliou a emulsão líquida de óleos essenciais de orégano (Origanum vulgare) e alecrim (Rosmarinus officinalis labiatae) no controle dos sinais clínicos da diarreia neonatal em leitões. Foram monitorados 1.334 leitões lactentes, com peso vivo médio inicial de 1,5kg, quanto aos sinais clínicos de diarreia neonatal. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado e com três tratamentos (T): (T1) controle (solução fisiológica), (T2) mescla dos óleos essenciais e (T3) enrofloxacina. Os animais que receberam o T1 apresentaram sinais clínicos característicos de diarreia diferindo (P<0,01) dos demais tratamentos. O percentual de cura da diarreia dos leitões não diferiu (P>0,01) entre os tratamentos, independente da ordem de partos (OP) das mães. Já leitões com sinais clínicos de diarreia, nascidos de fêmeas com OP inferior a três apresentaram maior percentual de cura (74,6%), se comparados aos leitões diarreicos de fêmeas com OP entre três e cinco (68,2%) e superior a cinco (56,4%). As análises microbiológicas das fezes e histológicas do epitélio ileal não apresentaram diferenças (P>0,01) entre os tratamentos. A emulsão com óleos essenciais de orégano e alecrim (2mL kg-1), para leitões entre zero e o oito dias de vida, pode vir a substituir a enrofloxacina no controle dos sinais clínicos das diarreias neonatais.
Palavras-Chave: enrofloxacina; Origanum vulgare; Rosmarinus officinalis labiatae.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).