PROTOZOÁRIOS RUMINAIS DE NOVILHOS DE CORTE CRIADOS EM PASTAGEM TROPICAL DURANTE O PERÍODO SECO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v15i3.17714Palavras-chave:
Pecuária de corte. Ciliados. Microbiota ruminal. Semiárido. Brachiaria spp.Resumo
Protozoários do rúmen podem representar 40% do nitrogênio total e 60% do produto final da fermentação e apresentam atividade celulolítica. Neste estudo, objetivou-se quantificar e identificar as populações de protozoários no rúmen de novilhos, criados exclusivamente em pastagem, durante o período seco do ano, no Norte de Minas Gerais. Amostras do suco ruminal de 36 novilhos mestiços Nelore foram coletadas diretamente do rúmen, após o abate, durante o inicio, meio ou fim do período de estiagem. Para conservação dos protozoários, 1 mL do suco ruminal foi diluído em 9 mL de solução de formaldeido a 10%. Posteriormente, foram realizadas diluições decimais em solução salina e contagem de protozoários pequenos, médios e grandes em câmara de Sedgewick Rafter. As concentrações de protozoários foram transformadas em log10 (x+1) e submetidas à análise de variância e as médias comparadas com teste de Duncan. As frequências dos gêneros foram comparadas com o teste do qui-quadrado. As médias da concentração total e de pequenos e médios protozoários diminuíram significativamente com o decorrer do período seco; entretanto, os grandes protozoários não apresentaram alterações na concentração média durante os três períodos avaliados. Foram identificados 7749 protozoários, pertencentes a 17 gêneros diferentes. Observou-se que os gêneros Charonina e Entodinium apresentaram alta ocorrência no início, meio e final do período da seca (p<0,05), indicando a participação desses ciliados em bovinos alimentados exclusivamente a pasto, durante esse período do ano.PALAVRAS-CHAVE: Brachiaria spp., ciliados, microbiota ruminal, pecuária de corte, semiárido.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-09-27
Como Citar
SILVA, K. L.; DUARTE, E. R.; FREITAS, C. E. S.; ABRÃO, F. O.; GERASEEV, L. C. PROTOZOÁRIOS RUMINAIS DE NOVILHOS DE CORTE CRIADOS EM PASTAGEM TROPICAL DURANTE O PERÍODO SECO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 15, n. 3, p. 259–265, 2014. DOI: 10.5216/cab.v15i3.17714. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/17714. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).