CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E BIOMETRIA TESTICULAR DE MACHOS BOVINOS SUPERJOVENS NÃO CASTRADOS DE DIFERENTES GRUPOS GENÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i3.17511Palavras-chave:
confinamento, cruzamento, Hereford, Nelore, rendimentos.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar as características de carcaça e a biometria testicular de machos não castrados superjovens das raças Hereford (H), 3/4H 1/4 Nelore (3/4HN), 5/8H 3/8 Nelore (5/8HN) e 3/4 Charolês 1/4 Nelore (3/4CN), abatidos aos quatorze meses de idade. Não houve diferenças estatísticas entre os grupos genéticos para pesos de fazenda, de carcaça e rendimentos de carcaça. A percentagem de serrote foi maior nos animais 3/4CN em relação aos outros genótipos. A percentagem de ponta de agulha foi maior nos 5/8HN em relação aos 3/4HN e 3/4CN. A área de Longissimus dorsi foi maior nos animais 3/4CN (71,5 cm2) em relação aos Hereford (63,5 cm2). Animais Hereford também apresentaram menor comprimento de membro posterior do que todos os demais grupos. Os machos 3/4CN apresentaram menor (2,6 mm) espessura de gordura subcutânea do que os Hereford (5,0 mm), 5/8HN (4,1 mm) e 3/4HN (4,1 mm). Concluiu-se que as características relacionadas à musculosidade, como a conformação e o rendimento de serrote foram melhores no genótipo mestiço Charolês, enquanto as características relacionadas à deposição de gordura, como espessura de gordura e rendimento de ponta de agulha, foram melhores nos animais Hereford e mestiços.
PALAVRAS-CHAVE: confinamento; cruzamento; Hereford; Nelore; rendimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).