EFEITO DO LEVAMISOL E DO EXTRATO ETANÓLICO DE FOLHAS DE Momordica Charantia SOBRE A DERMATOFITOSE EXPERIMENTAL EM COELHOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i2.1353Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do levamisol e do extrato etanólico das folhas de Momordica charantia na dermatofitose experimental. Para tanto, coe¬lhos jovens, Nova Zelândia, machos, divididos em grupos, receberam, por via oral, durante quinze dias consecutivos Tween 20 (1%, controle; n=5), levamisol (25 mg/Kg/PV; n=4) ou extrato etanólico de M. charantia (EE, 10 mg/Kg/PV, n=6) a partir do 15º dia inoculação por Microsporum canis. Foram realizadas as contagens total e diferencial de leucócitos do sangue periférico, cultivo do raspado de pele e avaliação histopatológica das lesões. O levamisol e o EE reduziram os escores de avaliação histológica das lesões provocadas pelo M. canis e não induziram modificação dos leucócitos circulantes. O tratamento com levamisol provocou alterações na pele infectada em relação ao controle (p<0,01), mas não diferiu do tratamento com EE, o qual não diferiu do controle que recebeu o veículo. Os resultados demonstraram que o levamisol teve melhor desempenho no tratamento da dermatofitose, enfatizando seu potencial imu¬nomodulador, enquanto o EE de M. charantia apresentou um efeito bastante promissor, indicando uma alternativa de tratamento da dermatofitose provocada pelo M. canis. PALAVRAS-CHAVES: Cucurbitaceae, imunomodulação, levamisol, Microsporum canis, Momordica charantia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-07-05
Como Citar
BRAGA, L. T.; NUNES-PINHEIRO, D. C. S.; SOUSA, J. A. V. de; SILVA, F. M. S.; FARIAS, V. M.; LEITE, A. K. R. de M.; LOPES, C. A. P.; FACÓ, O.; CAMPELLO, C. C.; COSTA, J. H.; NOGUEIRA, T. N. A. G. EFEITO DO LEVAMISOL E DO EXTRATO ETANÓLICO DE FOLHAS DE Momordica Charantia SOBRE A DERMATOFITOSE EXPERIMENTAL EM COELHOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 285–296, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i2.1353. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1353. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).