PRODUÇÃO in vitro DE EMBRIÕES DE BOVINOS DA RAÇA NELORE ORIUNDOS DE OVÓCITOS DE OVÁRIOS COM E SEM CORPO LÚTEO

Autores

  • Cristiano Pereira Barbosa UNIUBE e UNESP
  • Gilson Hélio Toniollo UNESP - FCAV- Jaboticabal
  • Ednaldo Carvalho Guimarães UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i1.12588

Palavras-chave:

bovino, corpo lúteo, FIV

Resumo

Comparou-se a produção de embriões a partir de ovócitos oriundos de ovários com e sem corpo lúteo de vacas da raça Nelore, em relação à qualidade e quantidade de ovócitos obtidos, embriões produzidos, taxa de prenhez e proporção dos sexos. Foram realizadas aspirações foliculares dos dois ovários de 219 vacas em 250 seções, igualmente distribuídas em cinco grupos, sendo G1=fêmeas gestantes; G2=não gestantes, com CL e submetidas a tratamento hormonal com progestágeno+BE+PGF2µ; G3=não gestantes, sem CL e com o mesmo tratamento de G2; G4=não gestantes, com presença de CL e sem tratamento; G5=não gestantes, sem presença de CL e sem tratamento. Os resultados foram avaliados pela análise de variância (ANOVA) e aplicado o Teste de Tukey para comparação entre médias, a 5% de significância, pelo programa SISVAR. Já para comparação de proporção de sexos dentro e entre os grupos, foi utilizado o teste de comparação múltipla de proporções. O G4 produziu maior média de ovócitos totais aspirados que G2 e G3. Comparando-se os três grupos que apresentavam CL (G1, G2, G4), o G4 foi superior a G1 e G2 em ovócitos totais, no ovário com e sem CL. Em ovócitos viáveis, G2 foi superior a G1 no ovário com CL. Os ovócitos obtidos de ovários com CL é que resultaram em melhores índices de produção de embriões. As vacas gestantes produziram melhor nos ovários sem CL, com mais ovócitos viáveis (p<0,05) e iguais em embriões (p>0,05), em relação ao ovário com CL. As taxas de prenhez e proporção dos sexos foram semelhantes entre os grupos (p>0,05). A concentração de progesterona (P4) foi diferente entre os grupos, mas não influenciou as variáveis analisadas. A utilização do tratamento hormonal não melhorou os resultados de nenhuma variável. Portanto, o melhor critério de escolha de doadoras Nelore para programas de Produção in vitro (PIV) de embriões é o conhecimento individual de cada animal ao longo das seções de aspiração folicular.

 

PALAVRAS-CHAVE: aspiração folicular; progesterona sérica; reprodução animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Pereira Barbosa, UNIUBE e UNESP

Doutorando em Medicina Veterinária – Reprodução Animal – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP – Campus de Jaboticabal. Professor do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba.

Gilson Hélio Toniollo, UNESP - FCAV- Jaboticabal

Professor Titular, Doutor, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP – Campus de Jaboticabal; Jaboticabal – SP, Brasil.

Ednaldo Carvalho Guimarães, UFU

Professor Associado, Doutor, Faculdade de Matemática – UFU – Uberlândia, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-03-26

Como Citar

BARBOSA, C. P.; TONIOLLO, G. H.; GUIMARÃES, E. C. PRODUÇÃO in vitro DE EMBRIÕES DE BOVINOS DA RAÇA NELORE ORIUNDOS DE OVÓCITOS DE OVÁRIOS COM E SEM CORPO LÚTEO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 81–90, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i1.12588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/12588. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária