DESEMPENHO E CARCACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE NOVILHAS CRUZADAS DE TRÊS GRUPOS GENÉTICOS RECEBENDO DIETAS À BASE DE SILAGEM DE SORGO E MILHO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.12229Palavras-chave:
novilhas cruzadas, fração volumosa da dieta, qualidade da carcaça, ganho de pesoResumo
Buscou-se com o presente trabalho avaliar a qualidade da carcaça e o ganho de peso de novilhas cruzadas de três grupos genéticos, alimentadas com silagem de milho ou de sorgo. Foram utilizadas dezoito novilhas filhas de vacas meio-sangue (Holandês x Gir), sendo seis oriundas de cruzamentos com touros da raça Gir (TGG: 3/4 Gir e ¼ Holandês), seis com touros da raça Nelore (TNG: ½ Nelore, ¼ Gir e ¼ Holandês), e seis com touros da raça Guzerá (TUG: ½ Guzerá, ¼ Gir e ¼ Holandês). Os animais foram distribuídos em um esquema fatorial (3 x 2), formando três grupos genéticos. Estimaram-se o ganho de peso diário, o consumo e a conversão alimentar. No início e no fim do experimento foram aferidas a área de olho de lombo (AOL) e a espessura de gordura subcutânea entre a 12ª e a 13ª costelas (EGSUB), além da espessura de gordura sobre o músculo Biceps femoris (EGPUB), por meio de ultrassom. Não houve influência do grupo genético sobre as variáveis avaliadas. A silagem de milho proporcionou maior desempenho em relação à silagem de sorgo.PALAVRAS-CHAVES: Animais cruzados, fração volumosa da dieta, ganho de peso, qualidade da carcaça.
?
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-31
Como Citar
ARAÚJO, W. A.; PAULINO, P. V.; MARCONDES, M. I.; CARVALHO, C. G. V.; SILVA, F. C. de O. DESEMPENHO E CARCACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE NOVILHAS CRUZADAS DE TRÊS GRUPOS GENÉTICOS RECEBENDO DIETAS À BASE DE SILAGEM DE SORGO E MILHO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 101–107, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.12229. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/12229. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).