ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E DE FRAUDE DO LEITE INFORMAL COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN.
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.1146Palavras-chave:
Tecnologia de AlimentosResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade do leite informal comercializado no município de Mossoró, RN, através de análises físico-químicas e pesquisa de fraudes. Durante os meses de março e abril de 2006 coletaram-se amostras de leite in natura comercializado em quatro bairros do município de Mossoró. As coletas foram realizadas semanalmente, totalizando 32 amostras. Estas passaram por análises físico-químicas (densidade, gordura, extrato seco total, extrato seco desengordurado, acidez em graus Dornic, alizarol e crioscopia) e pesquisa de fraudes, tais como: adição de água, de conservantes (peróxido de hidrogênio, soda caústica, bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio) e reconstituintes (sacarose, amido, cloreto). Do total de amostras analisadas, 50% foram reprovadas nas análises físico-químicas em no mínimo uma das provas, por estarem em desacordo com a legislação vigente. O percentual de amostras em desacordo em relação à crioscopia foi de 50%, seguida do ESD (40,6%), EST (21,9%), densidade (18,8%) e acidez (6,2%). Todas as amostras foram negativas para a prova do alizarol. Das análises de fraudes realizadas, a única observada no leite foi a adição de água. A maioria do leite apresentou irregularidades, estando imprópria para comercialização.Palavras-chaveS: Análises físico-químicas, fraudes, leite informal.
Downloads
Publicado
2010-06-23
Como Citar
MENDES, C. de G.; SAKAMOTO, S. M.; SILVA, J. B. A. da; JÁCOME, C. G. de M.; LEITE, A. Íris. ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E DE FRAUDE DO LEITE INFORMAL COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 349–356, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.1146. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1146. Acesso em: 11 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).