PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DE AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO RENAL E HEPÁTICA DE EQUINOS COM CÓLICA SUBMETIDOS A LAPAROTOMIA, SOBREVIVENTES OU NÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i4.11236Palavras-chave:
cavalo, abdômen agudo, patologia clínicaResumo
Foram examinados 46 equinos adultos, seis animais hígidos (G1) e 40 com cólica, submetidos à laparotomia. Desses, vinte recuperaram-se sem intercorrência pós-operatória (G2) e 20 foram a óbito ou foram sacrificados sete a dez dias após a cirurgia (G3). Houve aumento na concentração sérica de ureia e de creatinina e na atividade da aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina e gama glutamiltransferase nos animais do G2 e do G3, indicativo de lesão renal e hepática. As alterações foram associadas à desidratação e às endotoxinas. Animais que apresentam distúrbio gastrointestinal mais severo são mais propensos a desenvolverem insuficiência renal e hepática, as quais contribuem negativamente para o prognóstico.
PALAVRAS-CHAVE: abdômen agudo; cavalo; patologia clínica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).