PREVA LÊNCIA DA CISTICERCOSE EM BOVINOS A BATIDOS SOB INSPEÇÃO FEDERAL NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i1.766Resumo
O presente estudo verificou a prevalência da cisticercose bovina em 142.579 bovinos abatidos no período de agosto de 2004 a julho de 2006, em um matadouro-frigorífico no município de Jequié, Bahia, Brasil que possui serviço de Inspeção Federal. Foram utilizados os mapas nosográficos mensais relativos aos exames pos-mortem diários realizados pelo serviço de inspeção no referido período. Os dados foram submetidas a análise que revelou uma prevalência de 1,74% para cisticercose bovina. Do total de 10.857 órgãos condenados 5.571 (51,31%) foram devido à presença dos cisticercos. O parasita apresentou prevalência de 1,11% nos músculos da cabeça, 1,7% no coração e 1,1% na língua. A cisticercose é uma importante causa de condenação de órgãos e carcaças, dos bovinos abatidos, com geração de prejuízos econômicos significativos e a prevalência de cisticercose em órgãos e carcaças indica a presença de teníase humana na população próxima aos animais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-03
Como Citar
SANTOS, V. C. R.; RAMOS, E. T. R.; ALMEIDA FILHO, F. S. de; SILVA PINTO, J. M. da; MUNHOZ, A. D. PREVA LÊNCIA DA CISTICERCOSE EM BOVINOS A BATIDOS SOB INSPEÇÃO FEDERAL NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ, BAHIA, BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 132–140, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i1.766. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/766. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).