ESTUDO DE RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE EQÜINOS SEM RAÇA DEFINIDA E DA RAÇA QUARTO DE MILHA ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE TERESINA, PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.545Palavras-chave:
EquinoculturaResumo
Estudou-se, com eqüinos Sem Raça Definida e com animais da raça Quarto de Milha, o comportamento de parâmetros fisiológicos com objetivo de avaliar, por meio de testes de tolerância e de dissipação de calor, a adaptabilidade desses animais ao ambiente térmico de Teresina, PI. Coletaram-se as medidas de temperatura retal e as freqüências cardíaca e respiratória em março e outubro, período esse que representa, respectivamente, o período chuvoso e o quente e seco na região. A resposta de cada grupo genético foi avaliada utilizando-se os parâmetros fisiológicos e índices (adaptações dos testes de Ibéria, Benezra e Rainysby). Em cada plantel o delineamento estatístico foi o inteiramente casualisado e as análises feitas com modelo que incluiu efeito de período do ano e/ou horário de mensuração do parâmetro. O ambiente térmico na região, no período seco do ano, dificulta a manutenção de homeotermia nos animais, limitando a realização de atividades físicas com eqüinos. Os parâmetros fisiológicos sofreram influência de elevação da temperatura ambiente. A raça Quarto de Milha mostrou-se adaptada às condições ambientais avaliadas, com pequena alteração na temperatura retal diante do incremento da temperatura ambiente. O ambiente térmico quente do período seco do ano interferiu na homeotermia dos animais Sem Raça Definida.PALAVRAS-CHAVES: Adaptação, ambiente térmico, índices, freqüência respiratória, temperatura retal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
OLIVEIRA, L. A. de; CAMPELO, J. E. G.; AZEVEDO, D. M. M. R.; COSTA, A. P. R.; TURCO, S. H. N.; MOURA, J. W. da S. ESTUDO DE RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE EQÜINOS SEM RAÇA DEFINIDA E DA RAÇA QUARTO DE MILHA ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE TERESINA, PIAUÍ. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 827–838, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.545. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/545. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).