DESCRIÇÃO DE DUAS TÉCNICAS CIRÚRGICAS PARA CASTRAÇÃO DE FÊMEAS BOVINAS E AVALIAÇÃO DO PÓS-OPERATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v5i1.313Resumo
Descrição de duas técnicas cirúrgicas de castração de fêmeas bovinas, com análise das complicações pós-operatórias, em que se utilizaram 1.232 animais de diferentes raças e idades, procedentes de várias propriedades rurais do estado de Goiás. Os bovinos foram alocados em três grupos, assim constituídos: grupo I – 436 bezerras, com idade entre oito e 12 meses, castradas via flanco; grupo II –397 novilhas e vacas, que foram esterilizadas pelo mesmo método do grupo I; grupo III – 399 vacas ovariectomizadas por via vaginal, utilizando-se o emasculador de Chassaignac.Em avaliação das técnicas cirúrgicas, concluiu-se que a castração pelo flanco foi o método de mais fácil execução e que demandou o menor tempo de transoperatório. A análise pelo teste c2 indicou que a cirurgia via vaginal implicou menos complicações pós-operatórias que a via flanco, porém levou a um maior número de óbitos. A castração via flanco é,– portanto, a técnica mais apropriada para a esterilização de fêmeas bovinas PALAVRAS-CHAVE: Ovariectomia, bovinos, pós-operatório.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-26
Como Citar
SILVA, L. A. F. da; ALMEIDA, C. F.; VIANA FILHO, P. R. L.; VERÍSSIMO, A. C. C.; RABELO, R. E.; EURIDES, D.; FIORAVANTI, M. C. S. DESCRIÇÃO DE DUAS TÉCNICAS CIRÚRGICAS PARA CASTRAÇÃO DE FÊMEAS BOVINAS E AVALIAÇÃO DO PÓS-OPERATÓRIO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 49–54, 2006. DOI: 10.5216/cab.v5i1.313. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/313. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).