CORRELAÇÕES DA MORFOMETRIA OVARIANA E HORMONAIS DE PROGESTERONA E CORTISOL EM VACAS ZEBUS NÃO PRENHES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.2445Palavras-chave:
Reprodução AnimalResumo
O estudo da morfometria ovariana está diretamente ligado as suas aplicações práticas, na realização e interpretação dos achados dos exames ginecológicos em vacas. O objetivo do presente trabalho foi estudar as correlações morfométricas e hormonais de 114 pares de ovários de vacas zebus não prenhes coletados em abatedouro entre os dias sete e quatorze do ciclo estral, procedendo-se a sua mensuração quanto a espessura, comprimento, largura e volume; diâmetro e volume do folículo, diâmetro e área do corpo lúteo, e concentrações de progesterona e cortisol. Observou-se diferença significativa para largura (1,95 cm e 1,83 cm) e volume (7,26 mL e 6,23 mL) do ovário esquerdo e direito, respectivamente. Houve correlação positiva (p<0,01) entre o volume do ovário esquerdo e a área do corpo lúteo. Houve predomínio do corpo lúteo do tipo maciço e protruso, presente em 43,39% dos 53 ovários, em relação ao tipo cavitário e incluso. Dos 84 ovários com corpos lúteos, 26,20% eram do tipo incluso e não houve correlação entre a área do corpo lúteo, progesterona e cortisol. Conclui-se que a área do corpo lúteo influencia no tamanho do ovário, havendo predominância dos corpos lúteos maciços e protrusos. Não existe correlação entre a produção de progesterona pelos corpos lúteos e a secreção de cortisol.PALAVRAS-CHAVES: Abatedouro, bovino, corpo lúteo, folículo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
CHACUR, M. G. M.; VALENTIM, N. C.; OBA, E.; KRONKA, S. do N. CORRELAÇÕES DA MORFOMETRIA OVARIANA E HORMONAIS DE PROGESTERONA E CORTISOL EM VACAS ZEBUS NÃO PRENHES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 870–878, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.2445. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2445. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).