AVALIAÇÃO IN VITRO DA EFICÁCIA DO CLORFENVINFÓS E DA CIALOTRINA SOBRE O Boophilus microplus, COLHIDOS EM BOVINOS DA BACIA LEITEIRA DA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA–GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v1i2.244Resumo
Para a avaliação da eficácia do clorfenvinfós e da cialotrina no combate ao Boophilus microplus na bacia lei teira de Goiânia (GO), amostras de fêmeas ingurgitadas do carrapato, colhidas de bovinos em 22 propriedades rurais da região, foram analisadas pelo teste de imersão de teleóginas. Os princípios ativos foram avaliados nas concentrações normalmente indicadas pelos fabricantes para uso em bovinos como carrapaticida, ou seja, de 500 ppm para o clorfenvinfós e de 45 ppm para a cialotrina. Como resultado, o tratamento com o clorfenvinfós apresentou eficácia de 100%, determinada através da percentagem de inibição da reprodução das teleóginas, enquanto a cialotrina apresentou eficácia insatisfatória como carrapaticida para uso em programas de controle do carrapato, com uma percentagem de inibição da reprodução no valor de 77,2%. PALAVRAS-CHAVES: Clorfenvinfós, cialotrina, Boophilus microplus, organofosforado, piretróide.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-21
Como Citar
SILVA, M. do C. L.; SOBRINHO, R. N.; LINHARES, G. F. C. AVALIAÇÃO IN VITRO DA EFICÁCIA DO CLORFENVINFÓS E DA CIALOTRINA SOBRE O Boophilus microplus, COLHIDOS EM BOVINOS DA BACIA LEITEIRA DA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA–GOIÁS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 143–148, 2006. DOI: 10.5216/cab.v1i2.244. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/244. Acesso em: 7 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).