OBSTRUÇÃO PARCIAL DA TRAQUÉIA EM CANINO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.1561Palavras-chave:
Sanidade animalResumo
A obstrução traqueal incompleta por corpos estranhos é uma afecção rara na espécie canina, que pode causar traqueíte, bronquite e pneumonia. Os principais sinais clínicos são dispneia, tosse e cianose, que podem levar o animal a óbito. Um canino da raça Rottweiler, fêmea, com um ano e sete meses de idade, foi atendido no Hospital Veterinário da Universidade de Cuiabá/UNIC/MT, apresentando tosse e angústia respiratória. O exame radiológico revelou uma estrutura radiopaca de formato circular localizado na traqueia cervical cranial. O animal foi, então, submetido à traqueotomia para retirada do corpo estranho, ocasião em que se pôde confirmar que se tratava de uma bola de gude. Os resultados foram satisfatórios, confirmados através de ausência de sinais de dificuldade respiratória após o procedimento cirúrgico.PALAVRAS-CHAVES: Canino, corpo estranho, traqueia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-04-01
Como Citar
FREITAS, S. H.; CAMARGO, L. M.; SCAPUCIN, P.; BENETTI, A. H.; NOGUEIRA FERNANDES, C. G.; SAMPAIO DÓRIA, R. G. OBSTRUÇÃO PARCIAL DA TRAQUÉIA EM CANINO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 234–238, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.1561. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1561. Acesso em: 27 nov. 2024.
Edição
Seção
Relato de caso
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).