ESTUDO ANATÔMICO DAS ARTÉRIAS DO OMBRO DE Cebus libidinosus (RYLANDS, 2000; PRIMATES – CEBIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i2.1352Resumo
As pesquisas nos Cebus libidinosus têm sido incremAs pesquisas nos Cebus libidinosus têm sido in¬crementadas, em razão do pouco conhecimento de sua morfofisiologia e por terem expressivo desenvolvimento psicomotor comparável ao dos primatas do Velho Mundo. A região do ombro merece especial atenção, em virtude dos hábitos arborícolas e as constantes manipulações de objetos. Neste trabalho utilizaram-se 24 exemplares de Cebus libidinosus doados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) de Sete Lagoas, MG, Brasil, sacrificados de acordo com as recomendações do Comitê Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) e inclu¬ídos nas coleções anatômicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O sistema arterial destes indivíduos foi injetado com látex corado e posteriormente dissecaram-se as artérias sob lupa estereoscópica. Na maioria dos casos, as artérias encontra¬da, apresentaram relativa correspondência de distribuição e número comparável ao modelo humano e de outros primatas, com variações quanto à frequência e origem dos vasos. De modo geral as artérias do ombro deste Cebídeo se originaram de vasos derivados indiretamente da artéria axilar, uma vez que surgiram como pequenos troncos arte¬riais que se subdividiram, e não como ramos individuais, como descrito nos outros animais estudados, e de modo específico ocorreram variações de todas as estruturas em relação aos outros primatas estudados. PALAVRAS-CHAVES: Anatomia, artérias, Cebus libidinosus, primatas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-07-05
Como Citar
AVERSI-FERREIRA, T. A.; PEREIRA-DE-PAULA, J.; LIMA-E-SILVA, M. de S.; PRADO, Y. C. L. do; SILVA, Z. ESTUDO ANATÔMICO DAS ARTÉRIAS DO OMBRO DE Cebus libidinosus (RYLANDS, 2000; PRIMATES – CEBIDAE). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 273–284, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i2.1352. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1352. Acesso em: 10 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).