Preparo de rufião bovino por desvio lateral do prepúcio em 90° com a linha mediana ventral do abdome
Resumo
Com o objetivo de preparar rufiões, o prepúcio de 86 bovinos azebuados, pesando entre 220 a 280 kg, e idade entre 12 a 15 meses, foi implantado na pele da parede lateral do abdome, formando um angulo de 90o com a linha mediana ventral. Decorridos 30 dias os animais foram observados em presença de fêmeas em estro, e apresentavam boa libido e total incapacidade de realização da cópula. O método descrito é de fácil execução e pode ser aplicado na prática de preparo de rufiões. PALAVRAS-CHAVE: Bovino, rufião, pênis, prepúcio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-27
Como Citar
NOLASCO, Raul Morais; EURIDES, Duvaldo; BARBOSA, Cristiano Pereira; SILVA, Luiz Antonio Franco da; FIORAVANTI, Maria Clorinda Soares. Preparo de rufião bovino por desvio lateral do prepúcio em 90° com a linha mediana ventral do abdome. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 93–97, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/323. Acesso em: 5 dez. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Copyright (c) 2006 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





















