Altura de corte e adição de inoculante enzimo-bacteriano na composição químico-bromatológica e digestibilidade de silagens de milho avaliada em ovinos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v18e-42888Palavras-chave:
aditivo, corte alto, digestibilidade, enzimasResumo
Objetivou-se com este ensaio observar a influência da altura de corte da planta de milho, associada ou não a um inoculante enzimo-bacteriano, sobre a composição químico-bromatológica e digestibilidade das silagens avaliadas em ovinos. Os tratamentos foram silagens de milho colhidas a 20 e 40 centímetros acima do nível do solo, com ou sem inoculante. Utilizou-se como inoculante o aditivo Maize-All®. As variáveis analisadas na silagem foram pH, matéria seca, matéria orgânica, proteína bruta, extrato etéreo, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, hemicelulose, celulose, lignina e carboidratos não fibrosos. No ensaio de digestibilidade, avaliou-se a digestibilidade aparente da MS, MO, PB, EE, FDN, FDA, Hem e CNF. Observou-se com a elevação da altura de corte redução na concentração de lignina, o milho colhido a 20 cm apresentou uma concentração superior ao colhido a 40 cm, verificando-se concentrações de 84,0 g. kg-1 MS e 69,3 g. kg-1 MS, respectivamente, não havendo efeito da inoculação. Não foi observado efeito significativo dos tratamentos sobre as digestibilidades. A elevação da altura de corte apresentou alteração apenas nas concentrações de lignina. No entanto, essa redução de lignina não influenciou nas digestibilidades e consequentemente não alterou as concentrações de NDT.Palavras-chave: aditivo; corte alto; enzimas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-05-04
Como Citar
MARQUARDT, F. I.; JOBIM, C. C.; BUENO, A. V. I.; RIBEIRO, M. G. Altura de corte e adição de inoculante enzimo-bacteriano na composição químico-bromatológica e digestibilidade de silagens de milho avaliada em ovinos. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/1089-6891v18e-42888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-42888. Acesso em: 28 mar. 2025.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Copyright (c) 2017 Ciência Animal Brasileira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).