Atividade antimicrobiana da erva-mate (ilex paraguariensis) contra microrganismos isolados da carne de frango
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v18e-42254Palavras-chave:
Antimicrobiano natural, Escherichia coli, erva-mate, Proteus mirabilisResumo
A erva-mate vem sendo estudada devido às diversas atividades biológicas já evidenciadas. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito antimicrobiano, pelo método de difusão em disco, da adição de extratos de erva-mate frente à Escherichia coli e ao Proteus mirabilis previamente isolados da carne de peito de frango. Foram utilizadas diferentes concentrações de extrato (125 mg/ml, 250 mg/mL, 550 mg/mLl de extrato de erva-mate, controle negativo com solução salina 0,85% e erva-mate pura) em triplicata e os resultados analisados pelo SAS® 5.1. Quanto maior a concentração de extrato aplicada, maior (P<0,0001) foi o halo de inibição formado para as duas bactérias avaliadas, sendo que para a E. coli os halos foram menores quando comparados com os halos para o P. Mirabilis. Foi possível estimar a concentração de 400 mg/mLl como sendo a mais eficiente frente ambas as bactérias avaliadas.Palavras-chave: Antimicrobiano natural; erva-mate; Escherichia coli; Proteus mirabilis.
Downloads
Publicado
2017-06-23
Como Citar
COSTA, D. E. M.; RACANICCI, A. M. C.; SANTANA, Ângela P. Atividade antimicrobiana da erva-mate (ilex paraguariensis) contra microrganismos isolados da carne de frango. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/1089-6891v18e-42254. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-42254. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Licença
Copyright (c) 2017 Ciência Animal Brasileira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).