Níveis de excreção de microminerais em frangos de corte alimentados com minerais orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v19e-33086Resumo
Objetivou-se com o presente trabalho determinar o nível de excreção dos microminerais orgânicos cobre, ferro, manganês e zinco adicionados as dietas de frangos de corte em diferentes níveis de inclusão. Os tratamentos consistiram de uma dieta a base de milho e farelo de soja suplementada com minerais na forma inorgânica ou porcentagens de minerais orgânicos: os tratamentos consistiram em dieta basal contendo 0% de microminerais de fonte orgânica (MO), 50% MO, 75% MO e 100% MO. Os níveis de excreção de microminerais orgânicos variaram de forma quadrática em relação aos níveis de inclusão dos minerais orgânicos. Nos níveis de inclusão de 50% e 75% de minerais orgânicos os animais apresentaram os menores níveis de excreção de todos os microminerais avaliados. As variáveis de desempenho não sofreram qualquer influência dos tratamentos, mesmo quando a quantidade de minerais orgânicos foi o equivalente a 50% dos níveis recomendados. A dieta com a inclusão dos microminerais no nível de 50% na forma orgânica se mostrou mais eficiente já que proporcionou os menores níveis de excreção dos microminerais, mantendo o desempenho das aves.
Palavras-chave: avicultura; desempenho produtivo; fontes orgânicas; nutrição mineral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).