COMPLEXO ENZIMÁTICO E FARELO DE ARROZ INTEGRAL SOBRE O DESEMPENHO PRODUTIVO E QUALIDADE DOS OVOS DE POEDEIRAS EM SEGUNDO CICLO DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18018117Palavras-chave:
alimento alternativo, enzimas exógenas, Hisex brownResumo
Objetivou-se avaliar o desempenho produtivo e a qualidade dos ovos de aves que receberam dietas contendo farelo de arroz integral (FAI), com ou sem adição de complexo enzimático (CE), com e sem valorização energética. Foram utilizadas 480 poedeiras Hisex brown, durante 112 dias experimentais, divididas em oito tratamentos com 12 repetições cada. Os tratamentos 1, 2, 3 e 4 consistiram da presença de milho (M) e farelo de soja (FS), e os tratamentos 5, 6, 7 e 8 consistiram de M, FS e 20% de FAI, com ou sem inclusão do CE. Os tratamentos 1, 3, 5 e 7 não receberam CE; no entanto, nos tratamentos 3 e 7 houve valorização energética de 100 kcal EM/kg (controles negativos). O CE quando presente foi acrescido sem valorização energética (on top) nos tratamentos 2 e 6, e valorizado em 100 kcal EM/kg nos tratamentos 4 e 8. Aves que receberam FAI produziram ovos e claras mais pesadas, gemas menos pigmentadas e apresentaram maior peso vivo. Aves que consumiram FAI recebendo CE on top ou sem valorização apresentaram maior consumo de ração. Maior unidade Haugh e melhor conversão alimentar por dúzia foram observados em aves que receberam tratamento controle ou controle com CE valorizado.
Palavras-chave: alimento alternativo; enzimas exógenas; Hisex brown.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).