INFLUÊNCIA DO SEXO E PESO DOS OVOS SOBRE A ALTURA DOS VILOS E PROFUNDIDADE DAS CRIPTAS DO INTESTINO DELGADO DE EMBRIÕES E PINTOS DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.977Palavras-chave:
Produção de avesResumo
Analisou-se a influência do sexo e peso dos ovos (leve, intermediário e pesado) sobre altura dos vilos e profundidade das criptas do intestino delgado no 18º dia de incubação, eclosão e 7º dia de idade. Amostras do duodeno, do jejuno e do íleo foram fixadas em Bouin, desidratadas em série de concentração crescente de etanol, diafanizadas em xilol, infiltradas e incluídas em parafina. Cortes histológicos foram corados com HE. O delineamento experimental seguiu um fatorial 2x3 (sexo: machos e fêmeas, e peso dos ovos: leves, intermediários e pesados). Analisaram-se os dados pelo teste de variância e de Tukey, com nível de significância de 5%. Nas três idades analisadas, o peso corporal mostrou-se maior (p<0,05) em aves de ovos pesados. No 7º dia de idade, o peso corporal foi maior (p<0.05) nas fêmeas do que nos machos. A altura dos vilos jejunais apresentou-se maior (p<0,05) nos embriões machos do que nas fêmeas, enquanto que a altura dos vilos ilíacos foi maior nas fêmeas do que nos machos. A profundidade das criptas no duodeno, jejuno e íleo foi maior (p<0,05) nos machos do que nas fêmeas. Embriões de ovos pesados tiveram a maior altura de vilos duodenais, jejunais e ilíacos, e a maior (p<0,05) profundidade de criptas jejunais. Na eclosão, a profundidade de criptas duodenais foi maior (p<0,05) nos machos, enquanto que a jejunal e a ilíaca foram maiores (p<0,05) nas fêmeas. Pintos de ovos pesados apresentaram a maior (p<0,05) altura de vilos duodenais. Nos três segmentos intestinais, a maior (p<0,05) profundidade de cripta foi apresentada por pintos de ovos leves. No 7º dia de idade, a altura dos vilos duodenais foi maior nos pintos machos, enquanto que a profundidade das criptas duodenais, jejunais e ilíacas mostrou-se maior nas fêmeas. A altura dos vilos jejunais e ilíacos foi maior em pintos de ovos pesados. Os dados mostram que o peso corporal e a mucosa intestinal dos embriões e pintos de corte são influenciados pelo sexo e peso dos ovos, e que pintos fêmeas de ovos pesados apresentam maior crescimento corporal e desenvolvimento da mucosa jejunal e ilíaca.
PALAVRAS-CHAVES: Embriões de frangos, intestino delgado, peso do ovo, pintos de corte, sexo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).