Suplementação de fontes vegetais de fosfatidilcolina: efeito no desempenho e características de carcaça de frangos de corte

Autores

Resumo

A colina é um nutriente importante para frangos de corte e desempenha vários papéis importantes em seu metabolismo. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento na utilização de produtos derivados de plantas ricas em colina para atender as necessidades nutricionais das aves. Dada a sua relevância, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da suplementação de duas fontes vegetais de fosfatidilcolina sobre o desempenho e as características de carcaça de frangos de corte. Mil e duzentos pintos de corte foram distribuídos em cinco tratamentos experimentais, sendo estes: Dieta basal (DB) – dieta sem suplementação com colina; DB + Biocholine (218, 197 e 143 mg/kg de dieta, respectivamente); DB + Biocholine DS1 (146, 131 e 96 mg/kg de dietas, respectivamente); DB + Biocholine DS2 (109, 98 e 72 mg/kg de dietas, respectivamente); DB + Biocholine DS3 (87, 79 e 57 mg/kg de dietas, respectivamente). Os cinco tratamentos experimentais foram compostos por doze repetições e vinte aves cada. Observou-se uma melhora significativa (P < 0,05) na conversão alimentar dos animais suplementados com Biocholine e Biocholine DS na fase de 1 a 21 dias. Entretanto, nenhuma melhora foi observada nos demais parâmetros avaliados (P > 0,05). Em conclusão, a suplementação de fontes vegetais de fosfatidilcolina melhora a conversão alimentar de frangos de corte de 1 a 21 dias de idade, entretanto não apresenta nenhum efeito sobre as características de carcaça dos animais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-11-11

Como Citar

BERNARDES, R. D.; BORGES, S. O.; PETROLLI, T. G.; PAGNUSSATT, H.; CASTRO, L. P.; MIRANDA, J. V. de S.; VALENTIN, J. K.; GOMES, K. M.; CALDERANO, A. A. Suplementação de fontes vegetais de fosfatidilcolina: efeito no desempenho e características de carcaça de frangos de corte. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 25, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/79307. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA