Características epidemiológicas e fatores de risco em propriedades foco de anemia infecciosa equina no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo
No Brasil, a infeção por anemia infecciosa equina (AIE) está disseminada por diversas regiões, com níveis de prevalência variáveis. O objetivo deste trabalho foi determinar as características epidemiológicas que poderiam contribuir para a disseminação da AIE na região oeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Para isso, foi aplicado um questionário epidemiológico aos proprietários de equinos que tiveram animais positivos para AIE em suas propriedades no período de 2009 a 2019. Os entrevistados foram contatados por meio de ligações telefônicas, e as perguntas visavam identificar padrões entre as propriedades, sobre o manejo dos animais, a sanidade e o conhecimento do proprietário sobre a infeção. As informações primárias foram obtidas nos arquivos do Serviço Veterinário Oficial (SVO), compiladas e tabuladas. Adicionalmente, o mesmo questionário foi aplicado a propriedades sem registo de infecção, designadas controle. Os resultados foram analisados por meio de regressão logística forward para explorar potenciais associações de risco. De um total de 123 propriedades focais, 28 entrevistas foram completadas, seis foram interrompidas ou recusadas, 55 não responderam aos telefonemas e 34 tinham informação de contato desatualizada. Entre as 30 propriedades controle, 15 concordaram em participar do inquérito. Os resultados sugerem que as práticas de criação, gestão e controle sanitário são semelhantes entre as propriedades foco e as controle. Apenas dois fatores de risco puderam ser distinguidos das propriedades positivas e negativas, sendo estes o trânsito de ani mais da propriedade e o contato com outros cavalos. Além disso, observou-se que os registos oficiais dos produtores está desatualizado para um número significativo de propriedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).