Influência da estação de nascimento de bezerras girolando no desenvolvimento na fase de cria e desempenho reprodutivo e produtivo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-78655EResumo
A criação de bezerras é uma das atividades mais importantes na bovinocultura leiteira, visto que estas serão os animais de reposição do rebanho. Objetivou-se avaliar o efeito da estação de nascimento da bezerra no desenvolvimento na fase de cria e desempenho reprodutivo e produtivo. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Glória, da Universidade Federal de Uberlândia. Foram avaliadas 74 bezerras nascidas de janeiro/2018 a março/2020, desde o primeiro dia de vida ao final da sua primeira lactação. Os animais foram categorizados de acordo com a estação de nascimento: primavera/verão (outubro a março) e outono/inverno (abril a setembro). Durante o aleitamento foi avaliado o peso dos animais nos dias: 0, 30, 60 após o nascimento e no desaleitamento. A temperatura retal, o escore de fezes, a ingestão de alimento e o comportamento animal foram monitorados diariamente. Na vida adulta foram avaliadas data da cobertura fértil, do parto e monitorada a produção de leite durante a primeira lactação. As variáveis analisadas foram: ganho de peso durante o aleitamento, ocorrência de doenças na fase de aleitamento, porcentagem de novilhas que pariram, idade ao primeiro parto e média de produção de leite da primeira lactação de acordo com a estação de nascimento. As variáveis contínuas foram analisadas por análise de variância e as variáveis binomiais por regressão logística no programa MINITAB. As bezerras nascidas na estação outono/inverno apresentam maior peso aos 30 dias, porém esta diferença foi compensada durante o aleitamento, não interferindo no desempenho reprodutivo e produtivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).