Perfil hemato-bioquímico do tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1816) comparando diferentes fases de crescimento em cultivo aquapônico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-78130EResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros hemato- ioquímicos do tambaqui Colossoma macropomum em diferentes fases de crescimento em cultivo integrado com açaí Euterpe oleracea. Para isso, 240 tambaquis juvenis, com peso e comprimento médio inicial de 21,8 ± 7,74 g e 11,28 ± 6,88 cm, foram cultivados em sistema aquapônico integrado ao açaí por 180 dias. No período, 107 tambaquis saudáveis foram amostrados e categorizados em cinco fases distintas de crescimento. Em cada fase de crescimento foram coletadas alíquotas de sangue para análises. A 1ª fase avaliou peixes com peso médio de 103,1 ± 5,27 g; a 2ª, peixes com 823,4 ± 42,6 g; a 3ª, peixes com 1.087,75 ± 16,38 g; a 4ª, peixes com 1402,0 ± 76,6 g e a 5ª, peixes com 1815,0 ± 65,1 g. As variáveis de qualidade da água permaneceram dentro dos parâmetros aceitáveis para ambas as culturas. Eritrócitos foram significativamente diminuídos na 1ª e 2ª fase. Hemoglobina foi significativamente diminuída na 1ª fase. O hematócrito manteve-se igual a partir da 2ª fase. O VCM foi significativamente inferior nos peixes com 1815,0 ± 65,1 g. Os níveis de glicose plasmática foram significativamente diminuídos na 1ª e 2ª fases. Colesterol, triglicerídeos e proteínas totais foram significativamente aumentados nos peixes na 5ª fase. AST foi significativamente diminuído nos peixes na 3ª fase, comparado com a 1ª e 5ª fases. ALT foi significativamente aumentado nos peixes na 1ª fase, comparado com a 3ª, 4ª e 5ª fases. Os resultados são ferramentas importantes para avaliar a saúde e o bem-estar do tambaqui em pesquisas futuras envolvendo culturasaquapônicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).