Suplementação injetável de butafosfan através de diferentes formas farmacêuticas e os seus efeitos no metabolismo de vacas leiteiras e a produção de leite

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos das diferentes formas farmacêuticas contendo Butafosfan sob a produção de leite e o metabolismo de vacas leiteiras durante o pós-parto. A partir de ensaios in vitro e in vivo, duas formas farmacêuticas foram testadas em animais de produção. Trinta e seis vacas da raça Holandês, foram divididas aleatoriamente em três grupos: Grupo BUT (n=12), que recebeu solução aquosa de Butafosfan (150 mg mL-1); BUTSR (n=12), que recebeu uma formulação de liberação prolongada de Butafosfan (150 mg mL-1) e o Grupo CL (Controle; n=12), que recebeu solução fisiológica de cloreto de sódio. Todos os grupos, tiveram administração de três doses subcutâneas de 30 mL. A aplicação foi realizada no dia do parto (dia 0) e nos dias 3 e 7 após o parto. Amostras de sangue foram coletadas nos dias 0, 3, 7 e 10 para avaliação de parâmetros metabólitos e a produção de leite foi avaliada do dia 11 aos 60 dias pós-parto. O grupo BUTSR apresentou maior produção de leite (P=0.01), em comparação aos demais grupos. Observou-se que os grupos BUTSR e BUT apresentaram maiores níveis sanguíneos de cálcio (P=0.01) que os animais do grupo CL. O grupo BUTSR obteve maior produção de leite em comparação aos demais grupos, demonstrando que essa forma farmacêutica possui grande potencial, podendo ser uma alternativa para o mercado. Mais estudos são necessários para melhor compreender a ação do Butafosfan no metabolismo de vacas leiteiras no pós-parto recente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-07-20

Como Citar

CASARIN, T.; BILHALVA, A. F.; BUGONI, M.; MACHADO, M. C.; PEREIRA, R. A.; FEIJÓ, J. de O.; CORRÊA, M. N.; RABASSA, V. R.; SCHMITT, E.; PINO, F. A. B. D. Suplementação injetável de butafosfan através de diferentes formas farmacêuticas e os seus efeitos no metabolismo de vacas leiteiras e a produção de leite . Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 25, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/77593. Acesso em: 31 ago. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA