Eficiência reprodutiva de matrizes de corte suplementadas com cantaxantina
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-77462EResumo
A inclusão de substâncias com propriedades antioxidantes na dieta de matrizes auxilia o sistema de defesa enzimática no controle dos danos causados pelos radicais livres nas células, como exemplo, os espermatozoides dos galos. Propõe-se a hipótese de que a suplementação de matrizes de corte com cantaxantina possa ter um efeito positivo no sistema reprodutivo destes animais. O objetivo desta pesquisa foi estudar a ação da adição de cantaxantina na dieta de matrizes de corte sobre as taxas de fertilização e eclosão dos ovos e sobre a fertilidade de galos. Para o experimento, galinhas e galos receberam, a partir de 22 semanas de idade, ração com e sem suplementação de 6 ppm de cantaxantina. Galos entre 30 e 50 semanas de idade que receberam a cantaxantina na dieta apresentaram menos alterações na cromatina espermática ao longo das semanas de vida. Não houve diferença entre as mensurações dos túbulos seminíferos nos diferentes tratamentos. As matrizes suplementadas com cantaxantina apresentaram a maior taxa de perfuração espermática na membrana perivitelina, melhor taxa de eclosão e maior taxa de fertilidade. Concluiu-se que o uso de cantaxantina como agente antioxidante na dieta de matrizes de corte melhora a eficiência reprodutiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).