Efeito do óleo essencial de Mentha piperita na conservação de carne refrigerada do peixe híbrido tambatinga
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-76774EResumo
A busca por alimentos mais seguros levou a uma maior atenção da pesquisa para encontrar alternativas naturais aos aditivos sintéticos usados na indústria alimentícia. Os conservantes naturais, como os óleos essenciais (OE) de plantas, podem aumentar a conservação dos peixes e até afetar positivamente a saúde humana. Portanto, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito do OE de Mentha piperita nas características físico-químicas e concentração de microrganismos em carne resfriada de tambatinga (Colossoma macropomum × Piaractus brachypomum). O OE de M. piperita foi preparado em três concentrações (0%, 0,25% e 0,50%) em solução contendo água destilada, propilenoglicol e Tween. As amostras de carne permaneceram imersas nesta solução por 60 min; em seguida, foram acondicionados em embalagens plásticas e armazenados sob refrigeração (± 0,4°C) por 14 dias. Durante esse armazenamento foram determinados pH, bases nitrogenadas voláteis totais (BNVT), peróxidos, substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) e contagens de microrganismos mesófilos aeróbios estritos e facultativos. Os principais constituintes encontrados no OE de M. piperita foram geranial (32,28%), neral (18,64%) e ácido gerânico (6,98%). Nenhuma das concentrações de OE afetou as BNVT, mas houve algumas alterações no pH. Tanto 0,25% quanto 0,50% de OE reduziram a formação de peróxidos e TBARS. O crescimento de microrganismos foi reduzido no tratamento com 0,50% de OE. Com base nos resultados, a concentração de 0,50% de OE foi mais eficaz na redução da deterioração da carne mantida refrigerada por até 14 dias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).